quarta-feira, 21 de abril de 2010

Racismo é burrice ♪



Oi, povo.
Racismo e preconceito são assuntos tão clichês, né ?
Enfim.. Apesar de serem clichês, não devemos esquecê-los como se não tivessem importância, pelo contrário, devemos discutir sobre esses assuntos e formar nossas opiniões. E adivinhem sobre o que eu vô falar nesse post ? Isso mesmo, sobre racismo e preconceito.
Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com a distinção de raças entre superiores e inferiores. As pessoas, no mundo atual, só se preocupam com as diferenças físicas, que não passam de genética, assim sendo, julgam antes de conhecer. Isso se chama racismo.
A distinção feita baseou-se nas condições antigas das etnias, levando muitas pessoas a manter tais definições por anos. Os negros são um exemplo claro disso, pois desde a época da escravidão são marginalizados e, até hoje, discriminados. Se, realmente, pessoas de etnias "incomuns, fossem todas de má indole, não existiriam cidadãos de etnias diferentes e muito bem sucedidos, como é o caso de Pelé, grande ídolo do futebol nacional e internacional.
Aliás, algumas das causas dessa discriminação existir até hoje são as brincadeiras que as pessoas tiram com aquele conhecido que apresenta características diferentes do que se é acostumado a ver, como a cor da pele, o formato do rosto ou altura, por exemplo. E para completar, juntemos isso a tolerância dos pais, tios, amigos etc. que apoiam tais atitudes e as julgam como corretas.
Além da discriminação que muitas pessoas sofrem por causa de sua aparência, ainda há aqueles que repugnam os demais por causa de suas escolhas como, religião, sexualidade e, até mesmo, pelas suas condições, sejam sociais, físicas etc., tais situações são conhecidas como preconceito que, como sabemos, é muito mais abrangente que o racismo. Este, por sua vez, não deixa de ser igualmente grave.
Por isso, cabe a nós, cidadãos, fazer o possível para que tanto o preconceito, quanto o racismo reduzam o máximo possível. A grande solução desses males é o conhecimento, pois a ausência dele, promove as conclusões precipitadas. Portanto, se queremos que o mundo torne-se um lugar decente para se viver, devemos começar por nós, até porque nossos atos sempre refletem no que estiver ao nosso redor, sejam pessoas ou o lugar onde vivemos.

Karol Santos.


Beijos&Comenta

4 comentários:

  1. o teui texto ta perfeito!
    vc ta escrevendo MUITO bem Karol!
    é um tema "clichê" mas tu abordaste de uma maneira bem diferente nas palavras do que o comum!
    eu amei :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Tata. Esse texto eu fiz pra escola, o prof me deu 10 aê eu peguei e postei aqui. Que bom que tu gostou. ♥

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, racismo e preconceito são ua enorme burrice.
    Demonstram nada menos do que a face da desinformação, da ignorância e da intolerância, pois o pré-julgamento é uma das faces da intolerância...

    ResponderExcluir
  4. Passando e deixando uma frase célebre:
    "A gente faz as escolhas e as escolhas fazem a gente"...
    Tenha uma bela semana, cheia de paz, alegria e sucesso!!

    ResponderExcluir